UNIFORME ESCOLAR ESSA É PARA OS PAIS Pela professora Clarice
Parece inacreditável, mas se fizermos uma pesquisa entre os alunos da nossa escola parece certo que a grande maioria não gosta do uniforme e tem pavor de usá-lo. Ouvi muitas frases a respeito “ Não é o uniforme que faz o aluno aprender!”; “Que o uniforme é coisa ultrapassada!”; “ Que o uniforme é humilhação...”; “Há meu filho, pode trazer o bilhete, é só um bilhete!” ... e por ai vai. Assisto a todos os dias alunos que vem com camisetas de outra cor, e no verão, passaram muito calor colocando a camiseta do uniforme por cima. Alunas que na hora do recreio tiram a camiseta do uniforme e usam a blusinha curtinha, mais sexy, que estava debaixo da camiseta do uniforme só para desfilar na hora do intervalo.
Caros pais, a escola não estipulou simplesmente um uniforme porque pensa que deve ser assim. Não o uniforme é usado em tantos lugares, locais de trabalhos, escolas particulares, equipes de futebol, vôlei... . O uniforme, penso eu, e eu posso estar errada, ajuda no orçamento familiar, pois dois conjuntos de uniforme custam bem mais barato do que manter a moda que muda a todo instante. Brancos, negros, ricos, pobres, católicos ou evangélicos, todos se vestem igual, pois a escola é igual para todos. Imaginem vocês pais o desfile de moda que se tornará a escola se ela deixar de exigir o uniforme. O transtorno em casa para não repetir a roupa usada no dia anterior. O carnaval que vai virar o pátio da escola, pois será um festival de cores, modelos e comprimentos.
Pense bem, pai, mãe, vó, vô ou responsável antes de deixar seu filho vir sem uniforme. A sua ajuda neste ponto também e muito importante.